segunda-feira, 11 de maio de 2009

Arroz!



Boa fonte de vitaminas do complexo B e com 90 % de suas calorias provenientes de carboidratos complexos, o arroz fornece energia em um ritmo lento e constante, excelente para manter o pique do dia-a-dia. Bem diferente dos açúcares simples que rapidamente elevam e diminuem a glicose do sangue.

Junto com o feijão ou outras leguminosas, o arroz forma uma dupla de ótimo valor protéico, através da combinação de seus aminoácidos.


Estudos indicam que a fibra do arroz ajuda a diminuir o colesterol e pode reduzir o risco de câncer de intestino. Outros mostram que o arroz regula o metabolismo da glicose em indivíduos com diabetes. Livre de glúten, é indicado para portadores de doença Celíaca.

Variedades:

.Arroz Integral: significativamente mais rico em fibras, com 1,6 g em cada ½ xícara, comparando-se com 0,03 g de fibra no arroz branco. Além das fibras, ele contém muitas vitaminas e minerais que são removidos no processamento do arroz branco. Estudos indicam que quem consome esses alimentos pelo menos 1 vez por dia, reduz de 15%a 20% os riscos de morrer de câncer ou de infarto.

.Arroz Selvagem: contém mais proteína que o arroz branco e é mais rico em lisina, um aminoácido que está ausente na maioria dos grãos.

Uma porção de 80 gramas possui 103 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário